segunda-feira, março 19, 2007

Sugestão Musical - II

Antes da existência de Frippertronics existiu Terry Riley. E tal como Robert Fripp aqui está um músico e mestre do experimental cuja carreira perscruta terrenos musicais inesperados. Este disco é um exemplo dos famosos concertos "All Night Flight" de Terry Riley (concertos que tinham início às 22 horas e terminavam às 6 horas do dia seguinte!) e foi gravado no dia 22 de Março de 1968 (faz 39 anos dentro de 3 dias) em Suny, Buffalo, EUA.
A peça (e o álbum) intitula-se "Poppy Nogood and the Phantom Band". Um modo, nenhum ritmo, mexido; não sacudido. A peça (em 5 partes) possui vários deslocamentos rangendo no acumulador e diversos time-lags criando um verdadeiro jogo de espelhos. Durante a audição surgirá certamente a questão; "como conseguiu Riley controlar com tanta mestria todos os instrumentos?" (e recorde-se: estava-se em 1968, muito antes do big-bang do mundo informático). Com este álbum ganhará certamente uma grandiosa perspectiva histórica do experimentalismo musical.

4 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Sim, a técnica já existia, mas foi Fripp e Eno que lhe deram a importância devida e a consolidaram.

Abraço.

P. S. Ouve o «Exposure» de Fripp.

Mr. Lynch disse...

Klatuu o Embuçado;
Foi sem dúvida o Robert Fripp e o Brian Eno os precursores do Frippertronics. Neste álbum do Terry Riley apenas reconhecemos que a ideia não era nova.

Obrigado pela dica do "Exposure" que ainda não conheço. Jamais pensei apreciares este género musical.

Abraço

Vladimir disse...

Sempre em cima da evolução da música.

Mr. Lynch disse...

Vladimir;

:-)

Abraço