Wassily Kandinsky (1866-1944) foi um dos primeiros criadores do abstracto-puro na pintura moderna. Após as suas primeiras exposições com trabalhos "avant garde" ele dedicou-se inteiramente à pintura abstracta. O seu estilo inconfundível passou do fluído e orgânico para o geométrico e finalmente para o pictórico. Kandinsky era também músico e dizia que a cor era um teclado, os olhos a harmonia e a alma um piano. "O artista é a mão que toca numa tecla ou em outra de forma a causar vibrações na alma".
IMAGEM: "Gelb - Rot - Blau" (1925) em exposição no Musée National d'Art Moderne, Centro Georges Pompidou; Paris
7 comentários:
kandinsky me libera, me extasia, ,e representa, me sube el animo...bien!! lo entiendes como yo
bossie wilde forever;
O que mais gosto no trabalho do Kandinsky é o facto de nenhuma cor ser escolhida ao acaso. O trabalho final possui um significado muito mais amplo do que apenas se "vê".
:-)
Cara amiga SGC;
Aí está um apontamento que eu desconhecia. Quanto às suas primeiras obras... adoro o "Outono em Baviera".
*
Kandinsky, sin palabras. Abstracto puro, perfecto. Luz morada, mi preferida, combinada con suaves amarillos. A la distancia viene a ser algo así como la vanguardia, el arte emergente procedente de Il Caravaggio, en mi modesta opinión, de amante aficionado de la estética que, por supuesto, también se aprecia en este interesante blog, que además es excelente.
Martin Bolivar;
Muito obrigado pela visita e pelas suas simpáticas palavras.
Kandisky é um dos meus preferidos.
Claudia;
Muito sinceramente nunca pensei que Kandinsky fosse tão apreciado... Muitas pessoas referem-se a ele como tendo uma pincelada muito "técnica". Parece que esse estigma está ultrapassado.
*
Enviar um comentário