domingo, setembro 26, 2010

Inside The Dream

"Inside The Dream Syndicate Volume 1: Day of Niagara" é uma peça musical rara. No dia 25 de Abril de 1965 (época em que o minimalismo gozava de grande prestígio), cinco compositores e músicos reuniram-se e gravaram esta composição de 30 minutos, com John Cale na viola, Tony Conrad no violino, Angus MacLise na percussão, La Monte Young no saxofone e Marian Zazeela na voz. Porém, esta peça é rara pois, desde a sua gravação, que os compositores encontram-se em disputa em relação aos direitos de autor.
La Monte Young não autoriza a gravação a não ser que ele seja creditado como o único compositor de "Inside the Dream Syndicate Volume 1: Day of Niagara". Marian Zaseela (sua esposa) encontra-se do seu lado. Já John Cale e Tony Conrad afirmam que a obra foi um trabalho de equipa. Angus MacLise já faleceu e por isso não pode tecer comentários.
No ano 2000 a gravação chegou ao público através de um disco com uma versão remasterizada. Porém, teve uma tiragem muito limitada e depressa desapareceu das prateleiras das lojas de especialidade. Agora (se forem amantes do minimalismo como eu), aguardemos por uma nova reedição...

3 comentários:

DarkViolet disse...

Tem um som psicadélico. Interessante e muito intimista. Houve uma altura que entrei em transe, quase num estado hipnótico. Se tivesse num lugar fechado e em completa escuridão começava a alucinar. Intenso.
Por vezes mais vale fazer as coisas sozinho para não ter esse tipo de problemas

mdsol disse...

Bom, não levei até a fim!

:)))

SAM disse...

Amigo,

Realmente é o que diz o título. Fiquei imaginando ver de perto, melhor dizendo sentir toda a carga vibracionária dos movimentos sincronizados dos sentidos da visão e audição manipulando os meus sentidos de bem perto. Fantástico! Vi duas vezes e na primeira com som e imagem. Acabou o video e senti o nada, como se não houvesse o barulho do ar condicionado e todos os barulhos habituais que ouço da rua, da vizinhança. Depois naveguei nas imagens e por fim o desejo e a curiosidade de experimentar tudo de outra forma.

Obrigada amigo. Beijos com carinho