domingo, agosto 22, 2010

Memórias De Um Sonhador

"E outra vez me pergunto: o que fizeste com esses anos? Onde sepultaste os teus melhores anos? Viveste ou não viveste? Olha, digo para mim, olha que frio se põe no mundo. Mais anos passarão e atrás deles virá a solidão sombria, virá com o seu cajado, a velhice tremente, e com isso a mágoa e a amargura. Tornar-se-á pálido o teu mundo fantástico, vão esmorecer os teus sonhos, murchar, cair como folhas amarelas das árvores... Que triste ficar sozinho, completamente sozinho, sem ter sequer o que lamentar - nada, absolutamente nada... porque todo o perdido era nada, um zero estúpido, nada mais que uma ilusão!"

Texto: Excerto de "Noites Brancas" de Fiódor Dostoiévski
Imagem: Fotograma de "Le Notti Bianche" de Luchino Visconti

7 comentários:

film-m k disse...

que grande dupla, o dostoiévsky e o visconti - será caso para dizer: grande post! :)

(e como é verão, este post faz-me pensar num outro possível: morrer na praia com o visconti e o mann... e o mahler)

Cláudia I, Vetter disse...

essa é uma das melhores obras que li!
e dentro do trabalho dele, mesmo, ela é tão simples e tão crucial, tão exata... é incrível como no sutil extrai o visceral, um leve toque de mãos, mesmo; genial! e extremamente sensível...
belíssima citação!

DarkViolet disse...

O tempo é tão caótico que mais vale prendê-lo no infinito e deixá-lo a arder com a insanidade da escuridão:)

Frankie disse...

Li por estes dias "O Jogador"; e esta parece-me uma boa recomendação para continuar a descobrir este autor :)

Um beijo.

Frankie disse...

PS: Tenho um novo cantinho: http://www.paginassoltas2.blogspot.com/

SAM disse...

Amigo,

Estupendo este trecho destacado e imagem! Obrigada por este post maravilhoso.


Eu ando bem...Avoada!Rsrs. Obrigada pelo carinho amigo. Fico muito feliz com a sua visita. Não imaginas o quanto.

Beijos com carinho

bettips disse...

Duma poesia, esta imagem, estas palavras.
Não conheço o filme mas L.Visconti é uma enorme referência para mim.
Abçs