domingo, setembro 20, 2009

A Casa Das Histórias de Paula Rego

A Casa das Histórias de Paula Rego, situada em Cascais, foi inaugurada ao público no passado dia 18, com uma exposição temporária de obras-primas da pintora portuguesa, radicada em Londres.
A Casa das Histórias Paula Rego, que apresentará duas exposições temporárias por ano - a inaugurar na Primavera e no Outono - abre com uma dedicada a trabalhos da artista, criados entre 1987 e 2008. Esta primeira mostra inclui "obras icónicas" como a primeira obra, intitulada "Life Painting" (1954), criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, até às mais recentes como "A Filha do Polícia", quadros da série "Avestruzes Bailarinas", e a célebre "Mulher Cão" (1994), primeira obra a pastel realizada por Paula Rego.
Globalmente, a colecção do novo museu conta com a totalidade da obra gráfica da artista, num total de 257 exemplares, com várias centenas de desenhos, algumas dezenas de pinturas emprestados pela artista por uma década, também de Victor Willing, seu marido já falecido, e ainda a tapeçaria com o tema "Batalha de Alcácer-Quibir", adquirida pelo município de Cascais.
Após vários anos de espera, aí está uma casa-museu onde nos poderemos deliciar com as histórias que a mais internacional pintora portuguesa, tem para nos contar.

Texto: Baseado na notícia da Lusa.
Vídeo: Sic Online.

7 comentários:

SAM disse...

Nossa...Adorei este texto de onde absorvi conhecimentos. E queria muito ver o video, só visualizo um quadrado branco...Me acontece em alguns blogs. Mas a partir do texto tenho ferramentas para procurar saber mais. Obrigada!


Beijo e ótima semana.

vera. disse...

aquele espaço, aquela livraria. apetecia habitar-me ali

DarkViolet disse...

É tão magico puder construir a partir da obra de cada um a mansão de feitiços

WOLKENGEDANKEN disse...

Ah excelente sugestao !! Obrigada ! La vou ir quando estiver em Portugal no finais do mes.

SAM disse...

haaaaaaaaaaaaaaaaaa hoje abri o video! Que bom! Adorei, amigo.


Beijos

Ruela disse...

Lady Paula, grande mulher!

Mr. Lynch disse...

Ruela;
Subscrevo as tuas palavras. Uma grande Lady e uma grande Mulher.