sábado, junho 27, 2009

Óleo Sobre Tela - XXV

Edvard Munch - A Criança Doente (1885/86)

"Estou convencido que dificilmente haverá um pintor entre eles que esgote o seu tema até, precisamente, à última gota amarga, tal como eu fiz em «A Criança Doente». Não era apenas eu próprio que estava lá sentado - eram todos os meus entes queridos".

5 comentários:

mdsol disse...

Conhecia o quadro. Não tinha a frase de E.M. presente.
:)))

SAM disse...

Um belo quadro e muito bem definido pelo texto, pela história da vida do autor. Na verdade é tão profundo e extenso este texto....Reflete o que sentimos na doença e na morte. Quando eu choro por um morto, choro por todos os meus mortos...Quando estou doente, sinto pesar pelos outros, ainda mais intensamente. ..E esta é a vida também do autor, marcada por doenças e mortes. Belo quadro!


Beijão

Frankie disse...

Este mexeu comigo...

WOLKENGEDANKEN disse...

Sim, Munch verdadeiramente esgotou os seus temas.Estive no Museo Munch em Oslo e quase assustei-me ao ver que pintava e imprimia os quadros em muitas versoes em diferentes tamanhos, cores. Podem-se ver varias versoes do "grito", deste tema da crianca doente, do tema da mulher vampira .....

Acho que Munch é um dos melhores exemplos de artistas entre genio e loucura.

Ah, e eu gosto muito :))

Mr. Lynch disse...

Mdsol;
Leio bastante sobre o Munch e esta sua frase é relativa a este quadro. Na realidade, faço quase uma colecção mental de frases de Munch.
:))





SAM;
Parece que somos parecidos...
Beijo





Frankie;
Quase todas as obras de Munch tem o poder de mexer connosco...





WOLKENGEDANKEN;
Se um dia for ao Museu Munch, acho que vou perder a cabeça. Trata-se de um dos museus que mais curiosidade tenho em visitar!