Duração do clip: 42''
"Un Chien Andalou", uma curta-metragem de apenas 17 minutos, é considerada como a peça mais vanguardista da história do cinema. A ideia de Luis Buñuel e do mítico pintor Salvador Dalí foi de escandalizar o público e romper com as formalidades cinematográficas da época. A reacção dos cinéfilos não se fez esperar... Durante a sua exibição em França ocorreram vários tumultos em frente das salas que acolheram a cópia do filme. Se ainda hoje alguns classificam esta película como uma monstruosidade, muitos outros classificam-na como uma obra de arte. Penso que nem é necessário dizer a que grupo pertenço, certo?
Título: Un Chien Andalou
Ano: 1928 (França)
Argumento: Luis Buñuel e Salvador Dalí
Realização: Luis Buñuel
5 comentários:
Olá!
Continuas com muitos bons textos. Parabéns.
blog "SÓ VERDADES"
Até sempre.
Sem dúvida a película dele de que mais gosto.
Abraço.
David Santos;
Obrigado pela sua simpática critica. Não possuo qualquer rigor literário, limitando-me a escrever o que a mente me ordena.
Abraço
Lord of Erewhon;
Aprecio bastante "Un Chien Andalou" mas existem tantos filmes do Buñuel que se encontram na minha lista de predilectos que me é impossível apontar o meu predilecto...
Abraço
Que impressão este trecho cinematográfico, Mr Lynch.
Claudia;
Trata-se possivelmente da cena mais memorável do filme...
A cena da mão que fica num segundo envolvida de formigas ou a cena do corpo de um burro em decomposição são outras cenas famosas.
:-)
* (bj)
Enviar um comentário