segunda-feira, julho 26, 2010

A Obra "Guernica"... Como Nunca A Viu

A tela (782 X 351 cms), a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica a 26 de Abril de 1937 por aviões alemães e está actualmente exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Agora, uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na internet sob a forma de um vídeo.
O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outra forma nos passariam despercebidos. Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação.
Em conclusão: podemos ver a obra "Guernica" como nunca antes a vimos.

3 comentários:

SAM disse...

Olá querido amigo!

Já vi o vídeo 3 vezes rsrs ( e vou ver mais!) Que maravilha é poder ver, detalhadamente, a obra de Picasso. Encantada...

Estou bem sim, amigo. Fico feliz e muito grata com as suas visitas e por tudo que vejo aqui. Sabe, sinto-me mais jovem e renovada aprendendo.


Beijos com carinho e admiração, sempre.

Sensualidades disse...

fantastico

Beijos
Paula

mdsol disse...

Um trabalho extraordinário que, por acaso já conhecia e gostei de rever.

:)))