sábado, agosto 30, 2008

Music N' Sounds

Uakti era um ser que vivia nas margens do Rio Negro na Amazónia, Brasil. O seu corpo encontra-se trespassado por furos que, ao serem atravessados pelo vento, emitiam sons que encantavam as mulheres da tribo Tukano. Os homens da tribo perseguiram Uakti e mataram-o. No local onde este ser foi enterrado nasceram palmeiras que os índios usam para fazer flautas. O som destas flautas é inconfundível: é o som que o o corpo de Uakti emitia.

Se esta história é apenas uma lenda, o grupo Uakti é bem real. Formado em 1978, os Uakti rapidamente ganharam uma grande legião de admiradores. O seu som único (constituído por instrumentos musicais construídos pelos membros do grupo) fizeram-nos trabalhar com musicos tais como Milton Nascimento, Manhattan Transfer, Paul Simon e com o compositor Philip Glass.
A minha sugestão musical vai para o disco "Águas da Amazónia", uma composição de Philip Glass. Em 1993 Philip Glass é comissionado pelo Grupo Corpo para compôr uma peça para ballet. O compositor escolheu o grupo Uakti para executar a sua obra "Águas da Amazónia - Sete ou Oito Peças para Ballet". O arranjo das composições para os instrumentos do grupo foi entregue a Marco Antônio Guimarães (o líder do grupo) que se tornou no primeiro músico que efectuou arranjos na música de Philip Glass. Em 1999 foi editado "Águas da Amazónia".

01: Tiquie River
02: Japura River
03: Negro River
04: Madeira River
05: Purus River
06: Tapajos River
07: Paru River
08: Xingu River
09: Amazon River
10: Metamorphosis 1

7 comentários:

mdsol disse...

Ohhh que post bonito e informativo... deixou-me com umas saudades... até fui "remexer" nas gavetas (literais e as da memória) em busca das boas recordações que tenho desta terra!

Até estou enternecida...

É sempre um prazer visitá-lo, Mr. Lynch

:)))

mdsol disse...

Além de ter ficado a ouvir a música... fui buscar um bombom de açaí, para saborear ...
:)

Mr. Lynch disse...

Mdsol;
Você é sempre muito simpática. É com prazer que recebo as suas visitas e é com prazer que a visito.
Descobri a música dos Uakti através deste CD (devido ao Philip Glass, o meu compositor/fetiche) e tornei-me instantaneamente fã.

corpo visível disse...

.
pois não conhecia e gostei.
.

Mr. Lynch disse...

Corpo Visível;
:-)
Outro cd interessante dos Uakti é o "Clássicos", onde eles interpretam Mozart, Bach, Ravel... Bastante interessante.

claudia disse...

Excelente, Mr.Lynch. Gostei muito.

Mr. Lynch disse...

Cláudia;
Tenho um excelente gosto musical!
:-P
eheheh