sexta-feira, julho 18, 2008

Óleo Sobre Tela (XVII)

Frida Kahlo - "Henry Ford Hospital" (1932)

9 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

Isso é pintura intuitiva, com efecto de catarsis ! (nao faco ideia como se escreve em portugues :-( )Estou a ler actualmente um livro intitulado "pintar para sobreviver" que descreve como o facto de se expressar por imagens em forma de disenho ou pintura serve as pessoas para analizar a propria situacao existencial .... fascinante como as imagens passam directamente do sub consciente ao mao sem serem censuradas pela parte consciente do cerebro

Mr. Lynch disse...

Wolkengedanken;
Escreve-se "catarse" em português.
;-)
Não sei se a pintura de Frida Kahlo será assim tão intuitiva... Ela foi uma mulher com graves problemas de saúde que de uma forma magistral conseguiu reproduzir em tela.
O meu favorito é "Coluna Partida" de 1944. Uma obra carregada de simbolismo e... dor.

mdsol disse...

Viva:
uma agradável surpresa a sua visita lá e outra agradável surpresa aqui. Virei com mais tempo.
E por lá apareça que o prazer em "recebê-lo" será grande!
Uma coisa: de arte só gosto. Faço as minhas escolhas por pura intuição (o que quer que isso seja). Não é nada muito racionalizado.
:))

Quanto à Frida (fui ver a exposição que esteve no CCB há pouco) gosto dela. Nme sei onde começa o gosto pela sua pintura e o gosto pela personalidade dela e pela sua história de vida. Até já me atrevi a escrever sobre ela!

WOLKENGEDANKEN disse...

Obrigada pela "catarse". Bom, nunca é possivel definir e analizar os motivos exactos que levam uma pessoa a pintar. Mas se bem me lembro, ela comecou depois do accidente tragico que lhe deixou a columna em pessimo estado. Agora se a sua pintura é intuitiva, expresionista simplesmente "fridaista" ??Para mim é intuitiva porque é tao forte e pelo tanto facil de interpretar. Qualquer pessoa minimamente sensivel compreende a mensagem.E para ti como é ?

Mr. Lynch disse...

Mdsol;
O prazer é mútuo. É sempre satisfatório quando se encontra alguém que aprecie a arte.
:-)





Wolkengedanken;
Mas na altura do acidente, Frida já tinha aulas de desenho e gravura. De facto, ela só começou a pintar óleos durante a convalescência.
Concordo quando dizes que o seu estilo é "fridaista". Porém, quando examino as suas obras, palavras como "surrealismo" e "simbolismo" afloram também na minha mente.

Claudia disse...

Meu Deus, foste desenterrar talvez a minha pintora preferida. Gosto de Frida e de Paula Rego. Estamos bem servidos em Arte com as mulheres :-)

Mr. Lynch disse...

Cláudia;
Paula Rego entrou de rompante na minha lista de pintores favoritos e rapidamente se transformou na minha pintora favorita, na minha pintora-fetiche. Sou capaz de gastar horas e horas a estudar uma das suas obras sem me cansar.
Frida Kahlo também possui uma obra extraordinária.

Anónimo disse...

.
depois ficamos assim a olhar, sem saber que mais dizer.
.

Mr. Lynch disse...

Corpo Visível;
E neste caso... palavras para quê? Às vezes, uma imagem vale mesmo mil imagens...