sexta-feira, março 07, 2008

Para Que A Memória Nunca Esqueça...

... é necessário ver e rever os nossos erros do passado. Sim, nossos. Todos nós somos, de certa forma, culpados...
É talvez por isso que "Nuit et Brouillard" ("Noite e Nevoeiro", em português) realizado por Alain Resnais em 1956, é um documento tão importante da história recente da Humanidade.
Fui hoje à Cinemateca assistir (mais uma vez) à projecção de um dos mais poderosos filmes de sempre da história do cinema. Se não estão de acordo com esta minha avaliação é porque, de certeza, nunca assistiram a este filme. Pé ante pé, Alain Resnais esmaga-nos durante os 31 minutos de duração do filme. Pé ante pé, Alain Resnais rasga-nos o ventre durante os 31 minutos de duração do filme. Pé ante pé, Alain Resnais deixa-nos absolutamente atordoados ao fim dos 31 minutos de filme. Este não é mais um filme documental sobre o Holocausto... Este É O filme sobre o Holocausto.

Edgardo Cozarinsky escreveu sobre esta obra: "o único filme justo sobre o grande horror do século XX: menos o extermínio de um povo do que o programa e administração postos em funcionamento para o executar. Também uma meditação sobre o esquecimento natural e o trabalho da memória”.

Imagens: Fotogramas de "Nuit et Brouillard"

2 comentários:

Rain disse...

É preciso nunca esquecer... Adorei, forte e inesquecível...

Mr. Lynch disse...

Rain;
Um dos principais objectivos deste filme é esse mesmo: nunca esquecer (para que nunca se repita)!
Trata-se de um filme chocante mas obrigatório.
*