domingo, maio 13, 2007

A Saga Dos Manos Ayoub, Amaneh, Madi, Kolsolum e Karim em DVD Nacional

Tradicional, rural, documental, estranho, poético, profundo, antiquado... Muitas são as características difundidas e associadas ao cinema iraniano. Não podemos esquecer porém, que neste pequeno canto do Oriente, a produção cinematográfica realiza-se a um ritmo muito próprio. Parco em quantidade reconhece-se o esforço do Irão no campo da qualidade.
Bahman Ghobadi (de onde destaco a sua participação como actor no extraordinário "O Quadro Negro" de Samira Makhmalbaf e actor e primeiro assistente de Abbas Kiarostami no inesquecível "E o Vento Levar-nos-á") escreveu, produziu e realizou este "Um Tempo Para Cavalos Bêbados", um dos meus filmes predilectos. Após assinar vários documentários sobre as deploráveis condições de vida no Curdistão, Ghobadi regista neste filme o drama da sobrevivência de cinco irmãos órfãos. Em estilo quase documental, falado em língua curda, financiado e protagonizado pela população local, este é um filme duro, implacável e impressionante.
Cinco anos após a sua estreia no nosso país, uma parceria entre a Atalanta Filmes e a Fnac, traz-nos a edição deste filme em DVD. A edição, inserida na colecção «Cinema do Mundo» é pobre e inserida no género «dois em um» (dois filmes no mesmo disco, bastante na moda nos dias que correm). Em compensação da falta de extras, podemos assistir ao filme "A História do Camelo que Chora", co-realizado pelo mongol Byambasuren Davaa e pelo italiano Luigi Falorni.

8 comentários:

Claudia disse...

Ai Meu Deus, será que estou no mesmo blog? Que remodelação! :-)

Mr. Lynch disse...

Claudia;
É verdade! Uma remodelação forçada mas ainda assim completa.
:-)*

Claudia disse...

Nem de propósito. Karim significa generoso. É que eu ando a ler umas coisas para os lados da Meca, lol. Vi "karim" e fez tilte em mim. Um dos nomes dados a Alá. Há 99 nomes. Este é um deles. Impressionante, não?

Mr. Lynch disse...

Claudia;
Impressionante! E Karim é um dos irmãos que trabalha para que Madi possa ser submetido a um caro tratamento contra a sua estranha doença.
(Não) Há coincidências (?)
*

Klatuu o embuçado disse...

Não vi... mas só tenho ouvido boas referências...

Abraço.

Claudia disse...

É mesmo, Mr. Lynch.

Anónimo disse...

.
gostei muuuito desse filme.
.
e de um outro que vi há pouco tempo "as tartarugas também voam". é brutal!
.

Mr. Lynch disse...

Claudia;
;-)*


Klatuu o Embuçado;
Atrever-me-ia a dizer que "Um Tempo para Cavalos Bêbados" se trata de um dos melhores filmes do Irão.
Abraço


Corpo Visível;
Não conheço "As Tartarugas Também Voam". Obrigado pela dica. :-)