quinta-feira, outubro 05, 2006

Philip Glass x 6

Não há fome que não dê em fartura. Após mais de um ano em jejum, repentinamente, sem aviso prévio, eis que Philip Glass surge com 6 novos discos.
Com "Symphony No. 8", Glass reestrutura o seu conceito de sinfonia e compô-la ao género de sinfonias dos séculos XVIII / XIX ou seja, ao contrário das suas últimas sinfonias, esta é totalmente instrumental.
"Philip Glass Ensemble Live in Monterrey, México" (disco duplo) foi gravado ao vivo no dia 23 de Março de 2004 no Auditorio Luis Elizondo em Monterrey no México, contando com a participação do próprio Philip Glass e da sua filarmónica. Estão presentes trabalhos de famosas composições tais como trabalhos da trilogia "Qatsi", "Music in Twelve Parts" e excertos de óperas tais como "Akhnaten" e "Einstein on the Beach".
O "Roving Mars" é a banda sonora do mini-documentário com o mesmo título de George Butler. Aqui, algumas músicas, tais como a música de abertura, faz-nos recordar a famosa peça "Music With Changing Parts". Só que aqui a música dura pouco mais de 3 minutos e não os famosos 63 da peça original. A destacar: a música "Glósóli" do grupo Sigur Rós.
"The Voyage" (disco duplo) é o disco mais surpreendente de todos estes seis, talvez por pensarmos que nunca seria editado. Esta ópera foi encomendada (e entregue) em 1992 pela ocasião dos 500 anos da descoberta da América. Trata-se de uma alegoria sobre o espírito de exploração e o choque de diferentes culturas.
"The Illusionist" trata-se de mais uma banda sonora, desta vez para o filme de Neil Burger. Tal como o filme, as músicas apresentadas por Glass (21 ao todo), apelam ao espírito mágico e transcendente do ser humano.
Por fim, "Philip Glass Film Scores", gravado ao vivo no Stuttgarter Liederhalle, em Estugarda, Alemanha. Mais uma vez Michael Riesman debruça-se sobre os trabalhos de Philip Glass. Aqui, Riesman fez arranjos (alguns para orquestra e outros para solos) e gravou algumas músicas das mais emblemáticas bandas sonoras que Glass compôs. "The Hours" (três suites), "Dracula" (11 arranjos) e "The Thin Blue Line" são apenas algumas das obras contempladas.

IMAGEM: As capas dos 6 referidos discos.

Sem comentários: