sábado, setembro 09, 2006

Die Macht der Bilder: Leni Riefenstahl

Fez ontem 3 anos que Leni Riefenstahl faleceu com a prestigiosa idade de 101 anos. Apesar de todas as acusações que lhe foram apontadas, ninguém poderá por em causa o seu profissionalismo. Leni começou a sua carreira como pintora e dançarina. Em 1925 participou (como dançarina) no filme "Wege zu Kraft und Schönheit - Ein Film Über Moderne Körperkultur" de Nicholas Kaufmann. Este filme fê-la ascender para o estrelato com uma rapidez meteórica.
Porém, Leni Riefenstahl será sempre recordada como realizadora. "Der Sieg des Glaubens", "Tag der Freiheit" ou "Triumph des Willens" são algumas das suas obras mais reconhecidas. Em 1938 foi incumbida de filmar os Jogos Olímpicos que esse ano decorreram em Berlim. Estas gravações transformaram-se na sua obra-prima. O "estar dentro da água com os atletas", o "correr ao lado dos atletas" e o "estar no campo com os atletas" transformaram-se em técnicas ainda hoje utilizadas por quase todos os realizadores.
Após a queda do nazismo mais ninguém esteve interessado em produzir obras desta excelente artista. Leni Riefenstahl dedicou-se então à fotografia. Até 1997 viajou diversas vezes para o Sudão onde fotografou a tribo Nuba no seu dia-a-dia. Estas obras foram muito bem recebidas pela crítica e mais uma vez Riefenstahl chegou ao estrelato. Com 71 anos aprendeu a mergulhar e começou a fotografar o mundo sub-aquático. Foi então que ela realizou o seu último filme: "Impressionen unter Wasser", um excelente documentário datado de 2002 onde nos podemos maravilhar com a vida sub-aquática.
"I filmed the truth as it was then. Nothing more" - Leni Riefenstahl no documentário "The Wonderful, Horrible Life of Leni Riefenstahl" (disponível por importação na Fnac).
Imagem: Montagem de fotos dos Jogos Olimpicos de Berlim (1938)

1 comentário:

Mr. Lynch disse...

Cara amiga;
Penso que nunca ninguém realizou os jogos olimpicos como a Leni Riefenstahl. Quanto a sua relação com o regime nazi... ela necessitava de trabalhar e eles de um(a) excelente profissional (que ela foi)...
*