terça-feira, novembro 22, 2005

Uma Caminhada pelo Louvre

Enquanto a minha visita à cidade-luz, uma paragem é obrigatória para qualquer estudante de arte. Refiro-me evidentemente ao Louvre, um dos maiores museus da Europa. Durante a visita fui apreendendo algumas curiosidades que penso serem interessantes serem reveladas.
Por exemplo, se percorrermos a pé todo o perímetro do edifício, a caminhada é de quatro quilómetros e meio. Se pararmos em frente de todas as peças lá expostas durante um minuto, levamos quatro meses para chegar à última obra.
Uma das entradas é através da neo-moderna pirâmide de vidro. Esta obra (muito contestada na época e ainda hoje) foi concebida pelo arquitecto I. M. Pei. A pirâmide tem quase 22 metros de altura e possui exactamente 666 painéis de vidro.
Após a publicação dos livros "O Segredo dos Templários" e "O Código DaVinci" que a procura da Mona Lisa subiu consideravelmente. De tal forma que por todo o edifício podemos encontrar setas com a foto da referida obra a indicar o trajecto até à sala onde este famoso quadro se encontra.
PS: Uma pequena advertência a quem ainda não visitou o Louvre; levem sapatos muito usados e já bem moldados aos vossos pés. Senhoras; sapatos de salto alto não são aconselhados. Fumadores; força na nicotina enquanto compram os bilhetes. Se desejarem tirar fotos, não são aconselhados flashes (a alternativa é o telemovel e mesmo assim fui apanhado pelos seguranças três vezes ao tirar fotos para uma amiga). Não pensem que irão apreciar razoavelmente a Mona Lisa. Na realidade, devido ao diminuto tamanho da obra e à quase obscena distância "de segurança", apenas se visualiza bem a moldura.
O Louvre é uma paragem obrigatória.