quarta-feira, novembro 30, 2005

Quem tem medo da bruxa Blair?

"Em Outubro de 1994, três estudantes de cinema desapareceram na floresta próxima de Burkittsville, Maryland, enquanto rodavam um documentário.Um ano depois o material foi encontrado."
Esta é a premissa e o texto que abre o filme "O Projecto Blair Witch". É difícil não sentir uma certa simpatia por este projecto que custou apenas 25 mil dólares e rendeu cerca de 140 milhões. Tudo começou com uma gigantesca campanha de marketing. Na internet surgiu um sem número de páginas com os rostos dos três actores principais com a palavra "missing". Outro sem número de páginas decretavam que este filme era real e que todas as situações são reais. Quando se perguntou porque razão é que só em 1997 é que este projecto teve início (afinal as gravações foram encontradas em 1995), depressa surgiu uma resposta: a mãe de Heather (de nome Angie Donahue) só cedeu o material à Haxan Films dois anos depois e após uma complicada investigação por parte de Daniel Myrick e Eduardo Sanchéz (os criadores do documentário sobre o documentário)... Subtil... Nas vésperas da estreia do filme, foi apresentado na TV nacional norte americana, um documentário sobre os três estudantes; Heather Donahue, Michael Williams e Joshua Leonard. Antigos colegas e professores realçaram as características dos três desaparecidos.
Muito se escreveu sobre este filme devido ao facto de "meter medo" mostrando muito pouco ou quase nada. A ideia foi boa mas o desenvolvimento do filme não é nada satisfatória. O tom de realismo na representação (que existe no início do filme, pois a partir do meio não existe representação mas sim histerismo) obteve-se através do improviso dos actores sobre linhas pré-defínidas. Os diálogos parecem reais? Claro que sim, eles nunca foram escritos! O mesmo aconteceria se filmássemos um grupo de amigos na praia... "Vejam, eles estão MESMO na praia e estão MESMO a dar uns mergulhos!", diriam.
Acham o filme original? Desculpe discordar de quem pense que sim... Após um século de cinema este filme pouco tem de originalidade. A receita foi retirada de outros dois filmes também "reais". Falo de "Holocausto Canibal" realizado em 1979 pelo italiano Ruggero Deodato e de "Chez Arrivez Près de Chez Vous" (em português, "Pequeno Manual para Crimes Banais") realizado em 1992 pelos belgas Rémy Belvaux, André Bonzel e Benoît Poelvoorde.
O primeiro desenrola-se na Amazónia onde a equipa de documentaristas é raptada por uma tribo de canibais e o segundo segue o percurso de um assassino em série em acção. "Holocausto Canibal" chocou imensa gente (estava-se em 1979, entanda-se, e Deodato até conseguiu enganar os jornalistas) ao ver os documentaristas a tornarem-se verdadeiras iguarias para os canibais. Claro que em certas partes existem "cortes" e a pelicula já não se encontrava "em bom estado de conservação" pois as imagens foram vendidas ao relizador por um projeccionista que quiz sempre manter o anonimato. Estes "cortes" e "pelicula em mau estado" não existe em "O Projecto de Blair Witch"... Em contrapartida existem imagens desfocadas e câmaras embaciadas...
Existem também semelhanças com o filmes belga. Três estudantes: um realizador, um cameraman e um encarregue da sonoplastia. Um cenário bastante semelhante: um edifício abandonado. Uma cena semelhante: uma correria (segundo o ponto de vista de quem filma) por umas escadas poeirentas abaixo.
Destes três filmes penso que "Pequeno Manual para Crimes Banais" fica a ganhar: o tom de documentário é o veículo do filme e não o fim. O plano final dos três filmes é igual (era impossível ser de outra forma): a última pessoa a ser eliminada é quem tem a câmara na mão.
Após eu ter estudado todos estes pontos; o que existe a acrescentar ao "O Projecto de Blair Witch"? Gritos, escuridão, câmaras muito agitadas e pouco mais...
Curiosidades sobre este filme "real" ficam para o próximo "post"!

Sem comentários: