quarta-feira, maio 30, 2007

TanGO(TAN) PROJECT


A
mie Claudia, ce post est pour toi. J'adore aussi Gotan Project!

sábado, maio 26, 2007

Do Impulso À Profecia

"A civilização resvalou para a sua segunda idade das trevas deixando atrás de si um rasto inevitável de sangue, porém a uma velocidade que nem o futurista mais pessimista poderia ter previsto. No dia 1 de Outubro, Deus estava no céu, a Bolsa fechou em alta e a maioria dos aviões chegava a horas (excepto os que aterravam e levantavam voo de Chicago, o que era de se esperar). Duas semanas depois, os céus voltavam a pertencer às aves, e da Bolsa não restava senão uma memória. Pelo Carnaval, todas as grandes cidades, de Nova Iorque a Moscovo, apodreciam sob os céus vazios, e o mundo, tal como fora, não passava de uma recordação."

Texto: Excerto de "Cell" de Stephen King
Imagem: "Breaking of the Sixth Seal" de Albrecht Dürer

terça-feira, maio 22, 2007

Óleo Sobre Tela - II

"Pierreuses au Bar" de Pablo Picasso (1902)

quinta-feira, maio 17, 2007

Sugestão Musical - III

Wim Mertens é um musicólogo, compositor, pianista, guitarrista e contratenor belga. Os seus estudos musicais foram efectuados na Universidade Ghent e nos conservatórios de Bruxelas e de Ghent. Durante a segunda metade dos anos 70, Mertens produziu diversos concertos de músicos como Philip Glass, Steve Reich, Meredith Monk ou Terry Riley. Em 1980 é lançado no mercado o seu primeiro trabalho musical: "For Amusement Only - The Sound of Pinball Machines".
Hoje em dia, a discografia de Wim Mertens já ultrapassa a meia centena de álbuns com trabalhos inéditos. Em 1987, o realizador britânico Peter Greenaway utilizou alguns dos seus temas no filme "The Belly of an Architect", e Mertens viu o seu trabalho a ser internacionalizado. Ainda hoje o tema "Struggle for Pleasure" (clique para efectuar o download deste tema) é o seu passaporte internacional. De todos os álbuns de Wim Mertens, sugiro-vos este "Usura: Early Works, 1981-1982". Nos 10 temas que este trabalho possui, nós realizamos uma viagem pelo estilo musical que tanto caracteriza o trabalho de Mertens.

domingo, maio 13, 2007

A Saga Dos Manos Ayoub, Amaneh, Madi, Kolsolum e Karim em DVD Nacional

Tradicional, rural, documental, estranho, poético, profundo, antiquado... Muitas são as características difundidas e associadas ao cinema iraniano. Não podemos esquecer porém, que neste pequeno canto do Oriente, a produção cinematográfica realiza-se a um ritmo muito próprio. Parco em quantidade reconhece-se o esforço do Irão no campo da qualidade.
Bahman Ghobadi (de onde destaco a sua participação como actor no extraordinário "O Quadro Negro" de Samira Makhmalbaf e actor e primeiro assistente de Abbas Kiarostami no inesquecível "E o Vento Levar-nos-á") escreveu, produziu e realizou este "Um Tempo Para Cavalos Bêbados", um dos meus filmes predilectos. Após assinar vários documentários sobre as deploráveis condições de vida no Curdistão, Ghobadi regista neste filme o drama da sobrevivência de cinco irmãos órfãos. Em estilo quase documental, falado em língua curda, financiado e protagonizado pela população local, este é um filme duro, implacável e impressionante.
Cinco anos após a sua estreia no nosso país, uma parceria entre a Atalanta Filmes e a Fnac, traz-nos a edição deste filme em DVD. A edição, inserida na colecção «Cinema do Mundo» é pobre e inserida no género «dois em um» (dois filmes no mesmo disco, bastante na moda nos dias que correm). Em compensação da falta de extras, podemos assistir ao filme "A História do Camelo que Chora", co-realizado pelo mongol Byambasuren Davaa e pelo italiano Luigi Falorni.

quarta-feira, maio 09, 2007

Let The Sunshine

"We starve look
At one another short of breath
Walking proudly in our winter coats
Wearing smells from laboratories
Facing a dying nation
Of moving paper fantasies
Listening for the new-told lies
With supreme visions
Of lonely tunes

Somewhere
Inside something there is
A rush of greatness
Who knows what stands in front
Of our lives
I fashion my future
On films in space
(Silence tells me secretly
Everything)... Everything...

Gerome Ragni & James Rado

quinta-feira, maio 03, 2007

MiNiMaL aRt - II

Faleceu o escultor e pintor minimalista Sol LeWitt. Aqui fica esta singela homenagem ao homem a quem chamaram "pai" do design minimalista.

Sol LeWitt 1928-2007

Imagem: "Wall/Floor Piece #2" (1977)