sábado, outubro 25, 2008

MiNiMaL aRt (IX)

"Barbie Loves Ken, Ken Loves Barbie" de Ghada Amer
(1995)

sexta-feira, outubro 17, 2008

Argumento Adaptado: A Pianista

O LIVRO:
"Amará o seu domador o antigo animal selvagem, hoje animal de circo? Pode ser que sim, mas não é obrigatório. Dependem ambos um do outro, de forma desesperada. Um precisa do outro para se inchar como um sapo-rei, ajudado pelas habilidades daquele à luz dos holofotes, e para o Barrabás da música, o outro precisa deste para possuir um ponto de referência no meio do caos generalizado que lhe ofusca o olhar. O animal tem de saber o que fica por cima e o que fica por baixo, senão de repente aparece a fazer o pino. Sem um treinador, o animal estaria condenado a precipitar-se desamparado em queda livre, ou a vagar à deriva no espaço e estraçalhar com dentes, garras e goelas, sem critério, tudo que se lhe cruza no caminho. Porém, assim, há sempre alguma pessoa que lhe diz o que vale a pena fruir. E o seu amo, o domador, faz estalar o chicote! Ora louva, ora castiga, é conforme. É conforme o merecimento do animal."



O FILME:

(Atalanta Filmes)


O livro: "A Pianista" de Elfriede Jelinek
O filme: "A Pianista" de Michael Haneke

terça-feira, outubro 14, 2008

Óleo Sobre Tela (XX)

Paula Rego
"Celestina's House" - 2001

Encontra-se patente no Centro de Arte Manuel de Brito, no Palácio dos Anjos em Algés, uma retrospectiva da obra de Paula Rego. Desde os anos 50 até à actualidade, são 73 as obras apresentadas nesta exposição. Uma excelente oportunidade para ver a evolução da artista ao longo do tempo.

sábado, outubro 11, 2008

Prémio Dardos


No dia 11 de Setembro, a Cláudia I. Vetter atribuiu a este blogue o prémio literário digital «Prémio Dardos». Vindo de uma pessoa que constrói majestosos e mágicos castelos com meras palavras, este prémio possui um grande significado para mim. Muito obrigado, amiga Cláudia.

Segundo o procedimento, aqui vão as explicações de atribuição do prémio:

''Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro mostra cada dia em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, que de alguma forma demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.

O Prêmio Dardos tem certas regras:

1. Aceitar exibir a distinta imagem (que está ao lado direito desta tela).

2. Linkar o blog do qual recebeu o prêmio.

3. Escolher quinze 15 blogs para entregar o "Prêmio Dardos. "

Apesar de existirem muitos blogues que certamente merecem este prémio, apenas tive oportunidade de escolher 15. De uma forma inteiramente aleatória, aqui estão, aqueles tais blogues que se encontram sempre presentes na minha lista de leitura:

Corpo Visível de Corpo Visível

O Retrato da Nudez Eólica de Cláudia I. Vetter

Crónicas da Peste
de Klatuu o Embuçado


Wolkengedanken de Wolkengedanken


Há Fogo da Lua de Isobel


Bettips de Bettips


Templo da Estátua Viva de Magnetikmoon


Free Will de Wolf_Angel

Mundo Azul de Mundo Azul

O Senhor Lynch Em Menos De 1 Minuto - I

"Gucci by Gucci"
- Anúncio publicitário realizado por David Lynch -


quinta-feira, outubro 02, 2008

Colecção 2005/2006


Durante os quase três anos de existência deste blog, várias foram as obras pictóricas que aqui publiquei. Aqui estão compiladas as apresentadas entre 2005/2006.