quinta-feira, abril 27, 2006

Silence Becomes It

"The silence came bursting through the walls that night. No chairs or tables between you and me. Instead of the usual small talk we just stayed there and waited. No movements. My eyes got used to the pale night. It was raining. Words came to my mind, but I was amazed to speak. I felt the silence bursting through me. Violently. No warnings. No needs. I closed my eyes for two seconds and suddenly we knew. There was no fear. Tomorrow was here."
DR

segunda-feira, abril 24, 2006

As Brincadeiras de Hitchcock

Era frequente Alfred Hitchcock fazer brincadeiras com o seu próprio físico, apesar de dizer sempre que era um "armário de gordura". As suas aparições nos seus próprios filmes ("cameos", falando em termos cinematográficos) são quase sempre sempre divertidas e, em muitas ocasiões, sublinham o ambiente angustiante do filme ou, pelo contrário, um contraponto humorístico. O que começou por ser uma brincadeira, passou a superstição e mais tarde a uma exigência do público. Toda a gente assistia aos seus filmes à sua procura. O problema é que poucos davam a atenção devida ao desenrolar da história. Hitchcock resolveu o problema: "Para permitir que que as pessoas vejam o final com tranquilidade, devo mostrar-me ostentivamente durante os primeiros cinco minutos do filme". A sua figura transformou-se numa marca comercial e desde o filme "O Hóspede" (1926) até ao seu derradeiro filme "Intriga em Família" (1976), o mestre fez "cameos" em todas as suas obras, excepto em "Pousada da Jamaica" (1939).
A sua aparição mais engenhosa foi em "Um Barco e Nove Destinos" (1943). Era muito complicado surgir diante da câmara quando toda a acção se desenrola num salva-vidas em pleno mar. Com o seu fino humor, confessou a Truffaut: "Devo dizer que passei longos e tensos momentos para resolver o problema. Habitualmente faço de transeunte, mas como inventar transeuntes no oceano? Tinha pensado em representar um cadáver flutuando longe do bote salva-vidas, mas tinha muito medo de me afogar. E era impossível representar um dos nove sobreviventes... Finalmente, tive uma ideia excelente. Naquela altura estava a seguir uma dieta muito rígida para perder 50 quilos, ou seja descer dos 150 para os 100. Assim, decidi imortalizar o meu emagrecimento, e conseguir o meu papelinho, posando para os fotógrafos 'antes' e 'depois'. Este papel foi um grande sucesso! É impressionante a ironia que representa este anúncio de um produto que faz emagrecer frente a um grupo de pessoas famintas e perdidas no mar".

IMAGEM: "cameo" de Alfred Hitchcock no filme "Um Barco e Nove Destinos".

quinta-feira, abril 20, 2006

Happy Birthday

Se fosse vivo Joan Miró faria hoje 113 anos.
Contemporâneo do fauvismo e do cubismo, Miró nasceu no dia 20 de Abril de 1893 em Barcelona, Espanha. Em 1912 ingressou numa escola de arte, despojado de preconceitos que os artistas da época procuravam, e estudou com vários mestres entre eles Francisco Galí. Na década de 30 seus horizontes ampliaram-se. Nas suas telas, desenhos, tapeçarias e cenários, Miró tentou sempre criar meios de expressão matafórica, descobrir sinais que representassem conceitos da natureza num sentido poético e trancendental (muito comum entre os artistas surrealistas).
Este grande mestre faleceu em Palma de Maiorca, Espanha no dia 25 de Dezembro de 1983.
IMAGEM: "Nocturne" de Joan Miró

segunda-feira, abril 17, 2006

O Plágio que se Converteu numa Obra-Prima

Quando resolveu produzir o filme "Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens" (1922) a Prana-Films nunca pensou os problemas que se adivinhavam. Após a morte de Bram Stoker, a sua esposa, Florence Stoker, encontrava-se numa péssima situação financeira e logo após a estreia deste filme, ela levou a Prana-Films a tribunal alegando plágio à obra "Drácula" da autoria do seu marido. Porém, F.W. Murnau (o realizador) tinha gasto muito dinheiro do seu próprio bolso em publicidade e recusou-se a pagar os direitos de autor, e a Prana-Films entrou em bancarrota. Pouco tempo depois todo o material (e as dividas) da Prana-Films passaram para a produtora Deutsch-Amerikansch Film Union que também se recusou a pagar a Florence Stoker a indemnização que ela exigia. Mais uma vez F.W. Murnau foi chamado a tribunal e mais uma vez, devido à pecária situação financeira em que também se encontrava, ele negou-se a gastar mais dinheiro com a sua obra. Florence Stoker foi então drástica: exigiu a destruição de todas as cópias de "Nosferatu". Em Julho de 1925 o tribunal deu a conhecer a sua sentença e todas as cópias conhecidas começaram a ser queimadas. Durante 10 anos, Florence Stoker enveredou por uma autêntica epopeia de processos e recursos, obsecada com a destruição total de "Nosferatu". Em 1937 a viúva de Stoker faleceu com a certeza de dever cumprido e durante alguns anos se pensou que este filme encontrava-se irremediavelmente perdido. Começaram então a surgir diversas cópias mas em péssimo estado de conservação. Foi encontrado também o filme "The Twelfth Four" (datado de 1930), uma versão sonora de "Nosferatu" mantida em segredo durante o processo judicial. Existem, porém, alguns problemas: algumas destas cópias duram 60 minutos e algumas 90... Existem cópias tingidas e outras não... Existem diferenças na montagem destas cópias... Apenas num ponto os estudiosos estão de acordo: na versão de F.W. Murnau a película era tingida (de sépia nas cenas diurnas e de azul nas nocturnas), pois não faz sentido ver Orlok caminhando em plena luz do dia para, no fim, ser morto devido aos raios solares. Em relação aos outros problemas existentes, ninguém sabe qual é a versão que mais se aproxima à original. Talvez com o tempo mais cópias sejam encontradas e nós possamos visualizar este grande clássico tal como o seu realizador o idealizou. Por enquanto, desfrutemos de "Nosferatu" tal como foi encontrado, restaurado e montado.

quinta-feira, abril 13, 2006

Uma Páscoa Feliz

Desejo a todos uma Páscoa muito feliz e em paz.

PS: Novos pecados aprovados pelo Vaticano (de preferência) a não cometer:
- Não ver televisão!
- Não navegar na Internet!
- Não ler jornais e sim as Sagradas Escrituras!

(Estaremos a regressar às dark ages?)

segunda-feira, abril 10, 2006

A Trilogia Incompleta: Heaven

Após a realização da fantástica trilogia dedicada às três cores da bandeira francesa "Trois Couleurs"; ("Bleu" [1993]; "Blanc" [1994] e "Rouge" [1994]), o realizador polaco Krzysztof Kieslowski sucumbiu em 1996. Em 2002 o realizador alemão Tom Tykwer (que em 1998 assinou o extraordinário "Lola Rennt") pegou num argumento deixado pelo seu colega polaco e realizou "Heaven". É perceptível que Tykwer teve um cuidado extremo ao realizar este filme, afinal, o argumento era de um grande senhor do cinema. A realização faz-nos recordar as obras de Kieslowski (longos planos com câmara estática), os actores foram escolhidos "a dedo" (onde realço a fantástica interpretação de Cate Blanchett) e o próprio Tykwer compôs a música original (auxiliada com a música não original de Arvo Pärt). Uma pequena curiosidade: "Heaven" (que em Portugal recebeu o título de "Heaven - Por Amor") seria o primeiro filme de mais uma trilogia de Krzysztof Kieslowski: "Heaven", "Hell" e "Purgatory".

quinta-feira, abril 06, 2006

Samitério das Mascotes

"Nessa noite ficou a jogar às cartas sozinho, até muito depois da meia-noite.
Acabara de dispor um novo lance quando ouviu a porta das traseiras a abrir-se.
'Fica-se dono do que se compra, e mais tarde ou mais cedo, o que se compra regressa ao dono', pensou Louis Creed.
Não se virou; limitou-se a fixar as cartas quando os passos lentos e arrastados se aproximaram. Viu a dama de espadas. Pôs-lhe a mão em cima.
Os passos pararam mesmo nas suas costas.
Silêncio.
Uma mão fria pousou no ombro de Louis. A voz de Rachel assemelhava-se a um ranger, fétido de terra.
-Querido - disse."

Excerto final de "Samitério das Mascotes" ("Pet Sematary") de Stephen King - 1982

NOTA: O título é apresentado propositamente como uma gralha, tal como no original "Cemitério das Mascotes" ou, neste caso, "Samitério das Mascotes" é o sítio onde algumas crianças do Maine vão enterrar os seus animais de estimação. Os marcos das sepulturas são toscos e a tabuleta indicativa de acesso foi escrita por essas mesmas crianças, que também pronunciam o nome à sua maneira.

segunda-feira, abril 03, 2006

Informação Fiscal

"O Dinheiro Não é Tudo!
Pode-se comprar uma cama - mas não o sono.
Pode-se comprar um relógio - mas não o tempo.
Pode-se comprar um livro - mas não o conhecimento.
Pode-se comprar uma posição - mas não o respeito.
Pode-se comprar um medicamento - mas não a saúde.
Pode-se comprar sangue - mas não a vida.
Pode-se comprar sexo - mas não o amor.
Portando, está a ver, o dinheiro não é tudo e muitas vezes até provoca dor e sofrimento. Estamos a dizer-lhe isto porque somos amigos do cidadão sofredor e queremos livrá-lo do sofrimento. Por isso, dê-nos o seu dinheiro e nós sofreremos por si!
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS"