quarta-feira, outubro 25, 2006

Cinema Português e Suas Bandas Sonoras

Até muito recentemente as equipas técnicas do nosso cinema encontravam-se muito despreocupadas com a banda sonora dos seus filmes. As "scores" eram quase inexistentes ou soavam a música escrita em cima do joelho e gravada em estúdios de que ninguém tinha ouvido falar. Porém, as coisas mudaram... A música melhorou consideravelmente de qualidade, a sonoplastia final também e (pasmem-se) até já gravam discos das ditas bandas sonoras!
Na minha última visita à Fnac encontei este excelente disco duplo: a banda sonora de dois filmes nacionais: "Respirar (Debaixo de Água)" e "Esquece Tudo o Que te Disse", ambos do realizador António Ferreira. À primeira vista pensaremos que se trata de um disco do Azembla's Quartet mas não; é mesmo a banda sonora destes filmes. No primeiro disco ("Esquece Tudo o Que te Disse"), a música do compositor Pedro Renato, é uma lufada de ar fresco na música "no-comercial" portuguesa. A voz de Raquel Ralha está sublime e a orquestra com uma sonoridade invejável. O segundo disco ("Respirar (Debaixo de Água") possui vários temas interpretados pelo Azembla's Quartet. O principal trata-se, obviamente, de "Respirer Sous L'eau" (com direito a alguns remixes). Além disso contamos também com outros temas de outros agrupamentos que ouvimos no filme tais como os brasileiros* Belle Chase Hotel, os nacionais Mão Morta, Tédio Boys ou Who's Zed? entre outros.
Dois discozinhos assaz interessantes. Abram o espírito e sejam aventureiros! O preço deste disco duplo é deveras convidativo e vale cada euro despendido. Five Stars!

* Correcção efectuada por "Corpo Visível" no comments. Peço desculpa pelo erro e agradeço a correcção.

8 comentários:

Claudia disse...

Um dos meus cantos preferidos da Fnac é justamente o cantinho das bandas sonoras dos filmes.

Mr. Lynch disse...

Claudia;
Também dispenso um longo tempo junto das bandas sonoras... Só discordo dos preços exorbitantes desses discos! Mesmo assim possuo uma vasta colecção (cerca de 200).
*

Mr. Lynch disse...

PS:
Fora da contagem estão as bandas sonoras do compositor Philip Glass por quem nutro uma avassaladora-paixão-auscultadora.
*

Mr. Lynch disse...

Mas querida amiga SGC;
Porque razão não me contactaste? Eu não possuo a banda sonora toda (ainda não fui comprar o "tal" disco de 33 rotações que vi há tempos) mas tenho um disco do Georges Delerue que tem 6 músicas do "Le Mépris"! E isso ripa-se num instante!
Ainda aqui tenho a bso do "The Pillow Book" para ti. Temos que marcar uma data para tratarmos destes assuntos! :-)
*

Anónimo disse...

.
os belle chase hotel não são brasileiros! são portugueses.
.
têm, entre outros, o j.p.simões e a raquel ralha na voz e o pedro renato na guitarra. de coimbra para o mundo.
.
eu não tenho grande propensão para comprar bandas sonoras, embora ande a namorar a do 2046.
.

Mr. Lynch disse...

Corpo Visível;
Obrigado pela correcção. Penso que a culpa é do J.P. Simões, classificado por muitos como "o português mais brasileiro de sempre"... :-)

david santos disse...

Um bom trabalho; Lynch. Deves continuar
até sempre: david-santos

SÓ VERDADES

Mr. Lynch disse...

David-Santos;
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Abraço